quarta-feira, 26 de maio de 2010

BIOGRAFIA PROFESSORA MARIA REGINA SANTOS DE OLIVEIRA




Maria Regina Santos de Oliveira

Maria Regina Santos de Oliveira nasceu no dia 16 de setembro em Osório, Rio Grande do Sul,Brasil.Professora de História, Profissional em elaboração de projetos sociais e educacionais, Pesquisadora, Historiadora,Cronista, Fotografa e Artesão.
Sua formação profissional desde o Magistério a pós – graduação foram na Faculdade Cenecista de Osório. Professora de história com duas especializações uma em Diálogos Entre a Literatura e a História do Rio Grande do Sul sendo que o trabalho de conclusão foi “Festa do Divino Espírito Santo,uma comparação entre a segunda metade do século XIX e a contemporaneidade na cidade de Osório”, e a outra em Gestão e Supervisão Educacional , sendo que o trabalho de conclusão foi “A Comunicação na Instituição Educacional”. Cursou dois anos de Direito na mesma instituição. Freqüentou o mestrado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Morou por mais de três anos nas Ilhas Açorianas onde fez um trabalho de pesquisa sobre as Festas do Divino Espírito Santo e Cultura Popular, com entrevistas , fotografias e exposições. De volta ao Brasil trabalhou no Espaço Cultural Conceição na elaboração de projetos em eventos , “MARCHAND” onde é associada, casa do artesão de Osório e na Faculdade Cenecista de Osório no departamento de pesquisa, extensão, pós – graduação e cursos técnicos,participou do grupo de criação do projeto Pedagógico da instituição Cenecista .Foi diretora do Museu Antropológico de Osório,diretora de escolas da rede municipal de Osório,supervisora de escolas e creches municipais e coordenadora de equipes educacionais e projetos. Atualmente morando nos Açores Ilha de São Miguel desenvolve um trabalho de pesquisa sobre as Festas do Divino Espírito Santo sendo que a pesquisa na Vila Rabo de Peixe foi selecionado para publicação no livro do evento IV Congresso Internacional sobre o Espírito Santo na Califórnia em São José e Santa Clara representando a “AIPA”(Associação dos Imigrantes nos Açores), onde é associada. Realizou uma conferencia sobre as Festas do Divino Espírito Santo no Município de Osório,Rio Grande do Sul,Brasil e o profissional que trabalha em Museus na Casa do Arcano, Ribeira Grande,Ilha de São Miguel.
“Não acreditar numa coisa não faz deixar de existir... Os seres encantados, todos eles, existem independentemente da crença das pessoas neles...”

Nenhum comentário: